Caixa Solidária chega na Grande Florianópolis

Caixa Solidária chega na Grande Florianópolis

Projeto reconhecido em diversos países por facilitar gestos de solidariedade

A solidariedade ganhará mais um impulso na região da grande Florianópolis, com a implantação do projeto Caixa Solidária. Em tempos de pandemia, com o agravamento da crise econômica e social, ser solidário é uma virtude que deve ser cultivada, pois ameniza sofrimento de muitas pessoas.

Quem desejar ser solidário e querer realizar boas ações, agora terá mais um aliado, as caixas solidárias (Pontos de Entrega Voluntária – PEV) destinadas para o recebimento de roupas, sapatos e acessórios, que ficarão expostas de forma permanente em locais estratégicos com grande circulação, como supermercados, shopping, praças, condomínios e grandes empresas.

O Projeto Caixa Solidária, não é uma campanha específica, é uma ação permanente e planejada que atenderá as comunidades com maior índice de vulnerabilidade social da Grande Florianópolis. Ele tem por objetivo a coleta, triagem e distribuição de roupas, calçados e agasalhos para famílias carentes. Além da reciclagem do material sem condições de reutilização, com benefícios socioambientais nas cidades em que atua.

Esse projeto é executado em diversos países e também na região sul do Estado com sede em Criciúma. O coordenador do projeto Mateus Machado Rossi conheceu o projeto na Cáritas da Itália e quando voltou para o Brasil iniciou sua implantação em Criciúma, sendo que hoje atende mais de 30 cidades do sul do Estado e é reconhecido nacionalmente por sua eficácia na reciclagem e reutilização têxtil.

Na região da Grande Florianópolis o projeto será executado pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), entidade de assistência social da Arquidiocese de Florianópolis que tem atuação em 30 municípios e conta com uma rede de 52 entidades sociais filiadas. Para Fernando Anísio Batista, secretário executivo da ASA, “as caixa solidária aproximam as pessoas que querem doar das pessoas que precisam de doações, essa ação é feita de forma organizada e digna, além de sua importância para o meio ambiente evitando que roupas e calçados sejam descartados de forma inadequada, gerando enorme impacto ambiental”.

As empresas também podem apoiar essa iniciativa por meio de patrocínio institucional para manutenção do programa, ou por meio de anúncios comerciais nas laterais das caixas. Desta forma, a iniciativa privada poderá “adotar” uma ou mais caixas de coleta e contribuir com o meio ambiente e com ações de solidariedade em diversas comunidades da Grande Florianópolis.

Onde encontrar as caixas?
Camelão de São José e Palhoça, Supermercados Bistek da Praia Comprida, Forquilhinhas, Bela Vista, Costeira do Pirajubaé, Morros das Pedras, Bazar Solidário de São José

Como doar?
Na Caixa Solidária não precisa fazer cadastro e nem falar com ninguém. Você só precisa de boa vontade e querer ajudar.
• Localize uma Caixa Solidária perto de você.
• Coloque as roupas em sacolas.
• Deposite as sacolas. Pronto. Você está ajudando.

O que doar na Caixa Solidária?
Roupas, calçados, acessórios, meias, bonés, gorros

O que NÃO depositar na Caixa Solidária
Comidas, ferramentas, líquidos, materiais químicos e cremes.

Contatos:
Ação Social Arquidiocesana
E-mail: asa@aquifln.org.br
Fone: (48) 98452 5454 (Fernando)
Site: www.caixasolidária.org.br