Siga-nos

Prêmio Dom Afonso Niehues: 10 anos de celebração da caridade na Arquidiocese de Florianópolis

Prêmio Dom Afonso Niehues: 10 anos de celebração da caridade na Arquidiocese de Florianópolis

O tradicional Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues chegou em sua 10ª edição em 2023. Com o objetivo de valorizar, dar visibilidade e incentivar a continuidade dos trabalhos das ações sociais, entidades e pastorais sociais nas paróquias e comunidades da Arquidiocese, a premiação faz parte do calendário da festa em honra a Santa Catarina de Alexandria, padroeira da Ilha de Santa Catarina e da Arquidiocese.

Pelo segundo ano consecutivo, a premiação aconteceu no Provincilado da Divina Providência, em Florianópolis, e reuniu cerca de 70 representantes de entidades sociais da Arquidiocese. Também estiveram presentes no evento o Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, o Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Vitor Feller, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Pe. Alcides Albony do Amaral, o Vice-presidente da ASA, Diácono Pedro Paulo Corrêa de Souza, e a equipe executiva da ASA.

Dando início a noite de celebração Pe. Vitor foi chamado para falar um pouco sobre a vida de Dom Afonso e seu legado de caridade na Arquidiocese. “Certamente se Dom Afonso Niehues estive vivo hoje teria muito orgulho de todo trabalho que tem sido realizado em nossas paróquias, para ele a caridade era a verdadeira expressão de amor de Deus” afirmou ele em sua fala.

Dom Wilson também fez o uso da palavra durante a premiação e destacou que “a caridade é verdadeiramente concretização do amor. As obras sociais em nossa Arquidiocese me deixam muito contente, pois praticamente em todas as comunidades há ações de caridade. Cada um aqui é chamado a ser agente de transformação e é exatamente o que vocês fazem, muito obrigado por todo serviço. Coragem! Que Deus fortaleza o ânimo de vocês todos os dias para fazer acontecer o bem na vidade de muitas pessoas”.

A premiação é dividida em três categorias: Entidade Social, Ação Social Paroquial e Pastoral Social ou Movimento Eclesial Católico. Cada entidade vencedora recebe um recurso financeiro para o fortalecimento do seu trabalho, além de um troféu comemorativo. Também durante o evento são homenageados três pessoas engajadas nas causas sociais que contribuem para a promoção da cultura da solidariedade. A seguir apresentamos os vencedores e homenageados da 10ª edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues:

Vencedor entidade social: Fundação Lar da Terceira Idade Padre Antônio Luiz Dias

Vencedor ação social paroquial: Ação Social Paroquial São Judas Tadeu

Vencedor Pastoral Social ou Movimento Eclesial Católico: Pastoral do Migrante de Florianópolis

Presbítero, religioso ou diácono: Padre Gabriel BattistellaCoordenador da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Florianópolis

Voluntárias: Carmen Terezinha Figueiredo Cruz e a Darcy Steil da Silva – Ação Social Santo Antônio de Itapema – Casa Madre Teresa

Empresário: Humberto Locks Machado – empresa HLM Contabilidade

Confira outras fotos: https://bit.ly/FotosPrêmioDomAfonso