Artigo Fernando Anísio Batista: Juntos por uma ecologia integral

Artigo Fernando Anísio Batista: Juntos por uma ecologia integral

A Igreja do Brasil e do mundo clama por uma forma de desenvolvimento que seja integral e considere a essencialidade do equilíbrio da casa comum. Na encíclica Laudato Sì, o Papa Francisco afirma que “a mudança é algo desejável, mas torna-se preocupante quando se transforma em deterioração do mundo e da qualidade de vida de grande parte da humanidade” (LS 18). Alguns passos estão sendo dados neste sentido, mas é necessário ampliar substancialmente as reflexões e ações para ter maior incidência na busca de uma ecologia integral.

Um importante passo foi a aprovação da lei 14.393/2022, proposta pela presidência da CNBB, que institui a Campanha Junho Verde. Essa lei altera a Política Nacional de Educação Ambiental e institui a celebração do mês temático como parte das atividades educativas na relação com o meio ambiente.

A Cáritas Internacionalis também lançou em dezembro de 2021 a campanha “Juntos” que busca maior conscientização e ações em favor do cuidado com a casa comum. A inspiração dessa campanha vem das encíclicas do Papa Francisco: Laudato Sì e Fratelli Tutti.

A campanha visa aproximar as pessoas para realizar novas ações e iniciativas, especialmente de base, que combatam a pobreza, restituam a dignidade aos excluídos e protejam a natureza, no espírito da ecologia integral, através de comunidades de cuidado. Além de formações, webinários temáticos, está prevista a realização da Semana Global de
Conscientização entre os dias 13 e 19 de outubro de 2023.

Essas são algumas maneiras de responder ao convite do Papa Francisco para criar um novo tipo de solidariedade. Na sua paróquia ou comunidade, como estão respondendo a esse convite?

Artigo publicado no Jornal da Arquidiocese, pág. 05.