O que é a ASA?

A Ação Social Arquidiocesana (ASA) é uma associação civil sem fins econômicos. É um organismo da Arquidiocese de Florianópolis e Entidades Membro da Caritas Brasileira. Foi Criada em 17 de novembro de 1960. Atua, prioritariamente, nos 30 municípios da Arquidiocese de Florianópolis. Possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal.

A ASA constrói à sua identidade e seu sentido Social, contribuindo nos processos de transformação e desenvolvimento da sociedade, com base em parâmetros éticos, que conduzam à defesa da vida plena para todos, à vivência da Justiça e da Solidariedade.

  • Missão

  • Atuar e potencializar as Ações Sociais, por meio de assessoria e acompanhamento, a promoção e defesa dos direitos e políticas sociais, na construção de uma sociedade justa, democrática, solidária e sustentável.
  • Visão

  • Sua visão é ser reconhecida enquanto entidade de assessoria qualificada com metodologia e dinâmica de trabalho em rede, aprimorando e ampliando a sua visibilidade e sustentabilidade.
  • Princípios

  • No desenvolvimento dos seus trabalhos a ASA buscará disseminar os seguintes valores: ética, democracia, solidariedade, respeito, transparência, justiça, cidadania edireitos, sustentabilidade ambiental e protagonismo.

Objetivos

A ASA tem por objetivos:

a) Prestar assessoramento às ações sociais no que se refere a estrutura e organização, à formação, à elaboração de projetos, à captação de recursos bem como a outras ações voltadas ao aprimoramento e adequação das entidades de Assistência Social à Política Nacional de Assistência Social;

b) Desenvolver trabalho em Rede com vistas ao fortalecimento, ampliação e unificação da Rede de trabalhos Social da Arquidiocese de Florianópolis;

c) Desenvolver suas ações em consonância com a Política Nacional de Assistência Social, com as diretrizes da Cáritas Brasileira e demais legislações pertinentes.

d) Prestar assessoramento voltado prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, desenvolvendo formações e capacitações de lideranças, dirigido ao público de assistência social.

e) Atuar de forma permanente e planejada na defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, contribuindo na construção de novos direitos, promovendo a cidadania e enfrentando as desigualdades sociais, articulando-se com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público de assistência social.

f) Ampliar a consciência ambiental e compromisso com o desenvolvimento solidário e sustentável, promovendo iniciativas locais.

g) divulgar os trabalhos no campo social.

h) Promover eventos culturais, artísticos, religiosos e turísticos em vista do desenvolvimento solidário e sustentável.

Parágrafo Único – A ASA prestará serviços gratuitos, em caráter permanente, sem qualquer discriminação de nacionalidade, etnia, raça, cor, sexo ou religião.

 

Fonte: Estatuto da ASA