Pastorais sociais

Pastoral Carcerária

42 voluntários
Mais de 2.100 pessoas atendidas por mês

Com mais de 50 anos para a promoção e a inclusão social da população carcerária a pastoral atua no Sistema Prisional da Grande Florianópolis: Presídio Masculino e Feminino, Penitenciária de Florianópolis e Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), onde estão reclusas mais de 2.100 pessoas. Oferece atendimento social, evangelizador e jurídico desenvolvido por 42 voluntários. Desenvolve um projeto de ressocialização, inclusão social e capacitação profissional e denominado Estampa Livre com reclusos do Presídio Masculino. Também presta serviços de saúde odontológica em parceria com estudantes de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em um consultório mantido na sede da entidade situada junto ao Complexo.

Coordenador: Pe. Almir José de Ramos

Endereço: Rua Delminda da Silveira, 960 – Agronômica, Florianópolis/SC – 88025-500
Telefone: (48) 3879-2168 – 3665-9217
E-mail: estampalivre@yahoo.com.br
http://pastoralcarcerariaflorianopolis.blogspot.com.br/

Pastoral da Criança

20 paróquias
60 líderes                                                                     

100 voluntários                                                           

2.300 crianças                                                           

1.500 famílias

180 gestantes

A Pastoral da Criança, organismo social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As principais ações da Pastoral da Criança são o acompanhamento de gestantes e crianças de zero a seis anos de idade, por meio de líderes voluntários, que vivem nas próprias comunidades em que atuam. A missão é toda baseada no tripé das ações: visitas domiciliares, celebração da vida e reunião de reflexão e avaliação.

Na Arquidiocese a pastoral está presente em 20 paróquias, com 60 líderes e mais de 100 voluntários (as) envolvidos nestas equipes. Seu trabalho se baseia na organização comunitária e no treinamento de líderes, que assumem a tarefa de orientar as famílias da comunidade sobre ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças.

Para ser um voluntário: (48) 3337-0820 / 9 8406-1495

Coordenadora: Marli Coelho Roth

Largo São Sebastião, 88 – Centro, Florianópolis -Telefone: (48) 98406-1495 Site: www.pastoraldacrianca.org.br /Instagram: pastoraldacrianca.arquifloripa / https://www.facebook.com/pastoraldacriancaflorianopolis/

Pastoral do Migrante

1 paróquia
6 voluntários
550 pessoas

A pastoral atua junto aos migrantes em ações com segmentos sociais, promovendo ações de inclusão social, denunciando violações dos direitos dos migrantes e trabalhando para a construção de um país mais igualitário para todos. O serviço de tradução/intermediação cultural e regularização migratória também são oferecidos a quem precisa.

Em 31 de outubro de 2019, foi aberta a Casa do Migrante Scalabrini, que conta com apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM). O objetivo da casa é acolher migrantes e realizar a integração em Santa Catarina, a partir da inserção no mundo laboral e educacional.

Além da casa a pastoral também acompanha famílias migrantes em situação de vulnerabilidade social, com cestas básicas mensais, roupas e atendimento emergencial.

Coordenador: Pe. Gabriel Battistella, CS

Horário de Atenção: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30
Endereço: Rua Treze de Maio, 62 – José Mendes, Florianópolis/SC – 88020-230
Telefone: (48) 3225-7043
E-mail: migrantesfloripa@gmail.com
https://www.facebook.com/pastoraldomigrantefloripa/

Pastoral da Pessoa Idosa

346 líderes
1.126 idosos

Com 346 líderes voluntários, a pastoral acompanha 1.126 pessoas idosas em 28 paróquias e em 15 municípios da Arquidiocese de Florianópolis.

Visa gerar uma cultura de cuidado do ser humano em sua plenitude para a construção de uma sociedade mais igualitária para todas as idades. O objetivo da pastoral é formar redes de solidariedade humana, fortalecendo o tecido social e contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na família, buscando a compreensão de todas as dimensões do envelhecimento (física, psicológica, social e espiritual).

Durante a pandemia da COVID-19, impossibilitada de realizar sua principal ação, que são as visitas domiciliares, a pastoral lançou a campanha “Fique em Casa – Ligue para uma pessoa idosa hoje”. Teve a internet como forma encontrada, para manter a “ponte”, entre o Idoso e os líderes, suprindo assim as necessidades das pessoas idosas, que moram sozinhas.

Contato: Angela Maria Conceição Torres

Endereço: Servidão Antônio Manoel Nunes, 387 – Rio Vermelho, Florianópolis/SC – 88060-250
Telefone: (48) 9 9852-8850
E-mail: amtorresusp@hotmail.com
https://www.facebook.com/PastoraldaPessoaIdosaInglesesFlorianopolisSC
http://pastoraldapessoaidosa.org.br/

Pastoral da Saúde

14 Grupos ativos em paróquias
234 voluntários

A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde.

Tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. É importante a integração da Igreja e da sociedade para que o povo tenha mais saúde por meio do exercício da cidadania, e nessa tarefa o agente de pastoral da saúde tem um papel importante.

Coordenadora: Jaci Helena Perottoni

Endereço: Rua Delminda da Silveira, 363, Ap. 704 – Agronômica, Florianópolis/SC – 88025-500
Fone: (48) 3225-5032/9991-0753
E-mail: jacihp@uol.com.br
www.pastoraldasaudenacional.com.br

Pastoral da População de Rua

1 paróquia
10 voluntários
9 pessoas

A Pastoral do Povo de Rua se insere no conjunto das pastorais sociais da Igreja e deve levar em conta quatro dimensões: a humana (visando à dignidade da pessoa), social, política e eclesial (no atendimento do Povo da Rua e na sensibilização de toda a Igreja), visando à transformação social. Outra tarefa é cobrar as ações do governo, primeiro responsável pelo atendimento, conforme o SUAS (Sistema Único de Assistência Social). A ação da pastoral deve mostrar também aos governantes, que é possível um atendimento qualificado nesta área. A ação da pastoral deve ser preventiva, curativa e profética, como, aliás, afirma o Papa Francisco e o Documento de Aparecida do Norte/SP acerca das pastorais sociais.

Contato: Ivone Perassa

Endereço: Rua Papa João Paulo I, 369 – Fundos, Biguaçu/SC – 88161-450
Telefone: (48) 9 9123-1929
www.psje.org.br

Faça parte!

Ajude a Arquidiocese de Florianópolis a ajudar a quem mais precisa.