Siga-nos

Projetos CIS Santa Dulce: Ateliê Retalhos da Vila

Projetos CIS Santa Dulce: Ateliê Retalhos da Vila

Por: Olga de Oliveira

O protagonismo social por meio de programas, projetos e oficinas de formação continuada, a geração de Trabalho e renda e a formação profissional estão no escopo dos trabalhos e missão do CIS Santa Dulce. Um dos projetos que está sendo executado no campo do protagonismo social são as atividades do Ateliê Retalhos da Vida que é coordenado por Josiane Cristina Costa, 46 anos, moradora da Vila Aparecida que realiza este trabalho de forma voluntária. A ASA realizou uma entrevista com Josiane para entender melhor sobre o projeto e seus desafios. Confira:

ASA: O que é o projeto do ateliê e como ele está organizado?

Josiane: O projeto do Ateliê é uma das formas de estar presente na comunidade e ajudar nas necessidades que ela tem referente a aquisição de roupas e outros trabalhos referentes à costura. Hoje, temos uma pequena sala que se agiganta diante da grande missão que temos junto à comunidade e o Ateliê está organizado da seguinte forma:

– Recebe doações de roupas e faz a triagem.

– Realiza a customização das roupas.

– Atende as pessoas da comunidade.

– Faz consertos de roupas em geral.

ASA: Que roupas e trabalhos são os mais requisitados ao Ateliê?

Josiane: O que mais fazemos é doação de roupas para as crianças e não temos muitas doações. Também customizamos e confeccionamos uniformes para que as crianças da comunidade possam ir à escola. Mas, recebemos pouca doação de roupas de crianças e de tecidos, por isso, não conseguimos atender a todos.

ASA: Quantos voluntários vocês têm hoje no bazar e o que fazem?

Josiane: Somos três pessoas e trabalhamos de forma voluntária. Temos a Vilda dos Santos e a Deusa Regina Carminate do Nascimento. Nós, organizamos os espaços, fazemos a customização das roupas, consertos, pequenas costuras e o atendimento a comunidade que tem crescido muito.

ASA: Quais as maiores necessidades da comunidade dentro do campo de atividades do Ateliê?

Josiane: As maiores necessidades que temos no Ateliê são as doações de roupas de cama, mesa, banho e roupas para as crianças. E, são justamente estes itens que recebemos poucas doações, então nosso intuito é com a realização dos bazares externos ter recursos e com doações, confeccionar estas peças para poder ajudar ainda mais a comunidade que tem muitas pessoas idosas, acamadas e, também muitas crianças. Então, nosso objetivo é conseguir confeccionar estes itens. Fazer os lençóis, fronhas, toalhas de banho e mesa, ter tecidos para confeccionar estas e outras roupas. Estamos no caminho, já temos as máquinas, precisamos é das doações.

ASA: Quais são os produtos/utensílios que o Ateliê necessita hoje para atingir o objetivo e como será organizado o espaço físico do ateliê?

Josiane: Nós já temos tudo projetado no que se refere ao espaço físico, mas dependemos de recursos para realizar. Vou elencar nossas principais necessidades hoje:

❖      20 prateleiras

❖      2 mesas para máquina de costura

❖      1 escada

❖      Aviamentos (linhas, agulhas para as máquinas, agulhas, fecho ecler, botões, réguas, tesouras).

❖      Tecidos em geral para confecção das roupas de cama, banho e mesa.

Muitas pessoas da comunidade encontram aqui no CIS no ateliê um apoio para ter roupas para ir para o trabalho, escola, uma festa, e como já disse muitos precisam de roupas de cama, mesa e banho e roupas infantis.

ASA: Você falou sobre bazares externos. Como eles funcionam?

Josiane: O CIS como um todo trabalha para ser sustentável em todas as ações que realiza. Então, os bazares são uma forma que encontramos para buscar esta sustentabilidade. Eles são realizados fora do CIS. Nós recebemos doações de roupas novas, com pequenas avarias, então consertamos aqui no Ateliê, colocamos os preços, organizamos o bazar no local e nos dias de funcionamento recebemos as pessoas. Eles geralmente acontecem em dois dias (sexta à tarde e sábado pela manhã), em um local no território do CIS. Os resultados das vendas são aplicados nas necessidades do centro e um percentual para darmos continuidade as atividades do Ateliê. Por isso, fiquem atentos em nossas redes sociais, nas redes da ASA e marquem as datas para participar do nosso bazar.

ASA: O que você percebe é importante reforçar ou falar sobre o Ateliê para finalizarmos nossa conversa?

Josiane: Já falamos muito, mas gostaria de reforçar sobre as necessidades do Ateliê e que o quanto antes conseguirmos as doações será melhor. Só assim estaremos cumprindo um dos principais objetivos do Ateliê que é ajudar de forma concreta os idosos, acamados e crianças com as roupas de cama, mesa e banho e roupas, bem como a comunidade em geral, com as roupas para trabalho e outras necessidades.  Ressaltamos que as doações que precisamos para as reformas na sala de atendimento do Ateliê também vão ajudar a organizar o espaço físico do bazar fazendo com que possamos atender melhor a comunidade. Lembro que os atendimentos, no bazar são realizados nas terças-feiras. As peças que adquirem, os consertos que fazemos, além de ajudar muito a comunidade local vem se consolidando como mais uma fonte de sustentabilidade para o CIS. O atendimento semanal no Ateliê tem crescido e com a adequação dos espaços a tendência é aumentar.

Neste ano estão previstas outras ações no CIS Santa Dulce dentro destas diretrizes do Protagonismo social por meio de programas, projetos e oficinas de formação continuada e de Geração de Trabalho e renda e formação profissional, bem como em todas as outras áreas de atuação.